Friday, June 02, 2006

 

Quarta Melhor Praia do Mundo

Praia de Guludo - Arquipélago das Quirimbas
POR Teodósio Bule
No arquipélago das Quirimbas, no norte de Moçambique, a 200 kms de Pemba, localiza-se a praia de Guludo, que é, simplesmente, a melhor praia de África, e a quarta de treze praias consideradas as melhores do Mundo, pela conceituada revista portuguesa SÁBADO (tiragem média de oitenta mil exemplares), na sua edição de 18 a 24 de Maio corrente.

Capa da revista, na referida edição, Guludo fica apenas atrás de uma praia das Caraíbas (nada surpreendente, foi praia privada da família Rockefeller, o multimilionário que ofereceu terreno para a construção das actuais instalações da sede da ONU), uma do Brasil (apenas uma!!!), e uma da Austrália.

Guludo é a única praia africana (sim, a única! Não se esqueceram de Cabo Verde), das treze escolhidas, que satisfaz os principais critérios de selecção estabelecidos: clima, sossego, e paisagem.

“Guludo é uma praia deserta, onde a água não tem ondas, a areia é fina, e as mangas caem maduras das árvores”, escreve a SÁBADO. Um autêntico paraíso na terra, portanto. Guludo foi igualmente eleita uma das praias mais bonitas do mundo, pelo jornal britânico “The Observer”.

Para além de bela, a praia de Guludo oferece muito mais do que outras praias. A praia de Guludo está localizada em pleno Parque Nacional das Quirimbas, habitat de algumas espécies únicas no planeta. Quer isto dizer que o turista, para além de poder praticar tiro com arco ou mergulho, pode igualmente deleitar-se com a vida selvagem que o parque oferece.

O turista pode sempre ver os caranguejos-cocos, simplesmente os maiores do Mundo, e de Julho a Setembro, é mais fácil ver as baleias, gigantes do mar que só realçam a nossa pequenez no campo do empreendedorismo.
Uma versão deste texto foi publicada na minha coluna semanal, TEOsofias, do semanário mundo9, de 30 de Maio a 6 de Junho de 2006.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?