Thursday, March 08, 2007

 

ACREDITANDO VENCEM-SE AS ETAPAS!

POR Augusto Macedo Pinto

A realização da Conferência Internacional, Transporte Marítimo, Portos e Globalização das Economias que irá decorrer em Lisboa nos próximos dias 12, 13 e 14 de Março vai contar também com a participação do Ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique, Dr. António Munguambe, com representantes dos vários operadores portuários, nomeadamente de Maputo, Beira e Nacala, empresários e outros interessados.


Já em 17 e 26 de Agosto de 2005, respectivamente, em EXPRESSO ÁFRICA e em VERTICAL, na sua edição nº 896 e a propósito da “Plataforma Logística Internacional em África Moçambique – Nacala”, nos havíamos questionado sobre a importância estratégica de Moçambique relativamente aos transportes internacionais de mercadorias. Que país em África e no Mundo faz fronteira com seis países ( Tanzânia, Malawi, Zâmbia, Zimbabwe, Suazilândia e África do Sul) e tem uma extensa costa de quase 3000 km? E a sua experiência no trânsito de mercadorias com os países vizinhos e as condições técnico operacionais do porto da Beira que permitem levar e trazer mercadorias para e da costa ocidental de África?

Esta Conferência Internacional, evento inédito pela sua natureza e dimensão, vai juntar governantes ao mais alto nível na área dos transportes mundiais, altos dirigentes de administração públicas, administradores, de empresas e de outras organizações ligadas directa ou indirectamente ao sector, de países como Portugal, Espanha, Malta, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné Bissau, S. Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Timor, África do Sul, Argélia, Marrocos, Líbia e Tunísia. Vai permitir ser um momento “de reflexão e debate aprofundado sobre a situação presente e os desafios que se colocarão, no horizonte dos próximos dez anos, ao Transporte Marítimo e aos Portos.”

Ao longo destes três dias, em Lisboa, teremos a presença de Mário Lino, Ministro dos Transportes e Comunicações de Portugal, António Munguambe, Ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique, André Luís Brandão, Ministro dos Transportes de Angola, Ana Paula Vitorino, Secretária de Estado dos Transportes de Portugal, João Cravinho, Antigo Ministro dos Transportes e Comunicações de Portugal, João Maria de Oliveira Martins, Antigo Ministro dos Transportes e Comunicações de Portugal, Lopo do Nascimento, Presidente do Porto de Cabinda, Manuel Caetano, Presidente da Logistel, Eduardo Martins, Presidente do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, Lídia Sequeira, Presidente da Associação Portuguesa de Portos, Sílvio Barros Vinhas, Presidente da Associação dos Portos de África do Oeste e do Centro, João Carvalho Presidente da Associação de Armadores da Marinha de Comércio, Jorge Costa, Presidente da Associação Portuguesa de Logística, André Henriques, Presidente do Gabinete para o Desenvolvimento do Sistema Logístico Nacional, Manuela Graça, Directora Geral da Logistel, Paulo Pereira, Director Geral Adjunto da Logistel e Secretário Geral da Conferência. Far-se-ão ainda representar os portos de: Nova Iorque, Santos ( Brasil ), Busan ( Coreia ), Roterdão, Durban, La Valetta ( Malta), Barcelona, Aveiro, Douro e Leixões, Setúbal e Sesimbra, e os quatro maiores Armadores Mundiais.

É sabido que Governo de Moçambique no âmbito dos transportes tem vindo a promover a melhoria dos serviços de cabotagem e desenvolvimento da competitividade dos seus portos. Afigura – se - me ser esta mais uma oportunidade, para os promotores da difusão da imagem dos portos moçambicanos no estrangeiro, fazerem jus aquilo que habitualmente é procurado pelos operadores económicos seus utilizadores:

-Operação eficaz, de qualidade, segura e de baixo custo nomercado internacional (sendo a divisa: qualidade, fiabilidade eeficiência);
-Recursos humanos de qualidade;

-Meios de equipamento modernos e em constante actualização/manutenção de acordo com o mercado.

É caso para dizer, ACREDITANDO VENCEM-SE AS ETAPAS!

Augusto Macedo Pinto, antigo Cônsul de Moçambique em Portugal, Advogado, macedopinto@teledata.mz

Comments: Post a Comment

Links to this post:

Create a Link



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?